terça-feira, 21 de abril de 2020

Increase datastore size VMware ESXi 6.5


Salve, salve, Pessoal!!!

Sejam bem vindos, ao vSolution4you !!!
Trarei dicas e artigos relacionados a cloud e tecnologias referentes a VMware e de resolução de problemas realizado no dia-a-dia.

Para iniciarmos, nossa primeira postagem aqui no blog, darei uma dica referente increase de datastore no VMware ESXi 6.5. #bora por a mão na massa!!! :)

1 -) Tenho um datastore com 3TB e solicitei ao meu administrador de storage a fazer o resize em mais 2TB com me deixaria como uma capacidade total de 5TB, Pois bem, após realizar o rescan, e tentar fazer o incrise o naa da LUN não fica disponível.














Show me the Solution ??  

1-) Logue em uns dos  hosts ESXi via web Client com as credências de root







2-) Em seguida navegue até Storage no menu à esqueda.


3-) Na guia datastore, no canto direito haverá uma barra de pesquisa então digite o nome do datastore.






4-) Selecione o datastore, e clique não opção "Increase Capacity" 











5-) Com a tela de  wizard aberta, será disposto duas opções para então ser possível avançar "Add an extent to existenting VMFS Datastore" e "Expand an existenting VMFS datastore extent". Selecionaremos a segunda opção em expandir o datastore. A primeira opção você faz increase adicionado um outra LUN. após escolher clicar em "Next".


















6-) Na tela seguinte será exibido o naa corespondente a LUN do seu storage então confirme, e clique em "Next".
















7-) Na tela seguinte, será exbido o antes e depois da partição com relação ao particionamento que poderão ser realizado.

8-) Será necessário clicar Barra de cor azul da sessão "Before, select a partition" para permitir o resize da partição VMFS. Note que após selecionar a área azul, a sessão "After" já mostra como ficará o tamanho final. E'possível controlar o size com a barra de rolagem na horizontal logo acima. sendo assim, clique em "Next" caso queira usar o tamanho total.



















9-) Será exibido um resumo detalhado acerca das configurações ateriormente realizadas, estando tudo certo, prosseguir clicando no botão "Finish".

















10-) Após me conectar ao vCenter Server já estava refletindo o tamanho atualizado do datastore.











Bom era isso pessoal.

Se essa dica foi útil e lhe ajudou em seu dia-a-dia, deixa o seu comentário. 

Até a proxima!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Erro ao baixar o binário do kubectl --> curl: (60) SSL certificate problem: certificate has expired

 Fala galera,  Após um tempo sem postagem, venho com essa dica para quem está começando a estudar kubernetes. Pois bem, na página oficial, é...